Apoio Espiritual em Tempos de Adversidade
No mês de maio, o estado do Rio Grande do Sul, foi atingido, por fortes chuvas que resultaram em grandes enchentes, afetando cerca de 450 dos 497 municípios e atingindo mais de 2,1 milhões de pessoas (dados divulgados em 14/05/2024). Neste cenário, Forças de Segurança, das Forças Armadas e voluntários de todo o país, se mobilizaram para ajudar nos resgates das vítimas que ficaram ilhadas em suas casas. As enchentes não deixaram apenas danos materiais, mas também impactos profundos na saúde mental e espiritual das pessoas afetadas. Perder casas, pertences e até mesmo entes queridos traz um fardo emocional avassalador e é nesse momento de crise que o apoio dos voluntários é essencial.
Diante de tão grande necessidade e em parceria com o Ministério Pão Diário, a Capelania PMs de Cristo, enviou quatro voluntários, com apoio financeiros de mantenedores que entenderam a missão, para oferecer apoio espiritual e emocional ás vítimas e para os integrantes dos resgates que atuavam na região, onde a equipe foi hospedada.
Fizeram parte da equipe os Assistentes em Capelania Meire, Elias, Ananais e a psicóloga Genesi Garcia (GO). A equipe foi liderada pelo Coronel Bastos (Ministério Pão Diário). A atuação foi na zona norte da capital Porto Alegre, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes.
A atuação de capelães nestas situações é fundamental, pois as vítimas enfrentam perdas significativas, de seus bens e de suas histórias como fotos, objetos com valor emocional e precisam de um abraço, serem ouvidas, confortadas espiritualmente e de aconselhamento.
A rotina diária da equipe era designada conforme a demanda do momento. Entre várias ações, eles auxiliaram os moradores na limpeza, auxiliaram na distribuição e na triagem das doações e ofereceram acolhimento aos desamparados. Também auxiliaram nos abrigos temporários e áreas de distribuição de alimentos que não só fortalece o espírito dos afetados, mas também reforça a solidariedade comunitária em momentos de crise.
A presença dos Capelães PMs de Cristo nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul nos mostra que, em meio à devastação, o apoio espiritual é vital quanto qualquer outro tipo de ajuda material. Eles não apenas oferecem palavras de fé, mas também semeiam esperança e solidariedade em solo fértil para a reconstrução de vidas e comunidades.
Projeto Conforte Rio Grande do Sul Ministério Pão Diário
O Projeto Conforte o Rio Grande do Sul tem como objetivo entregar o devocional Pão Diário para as vítimas da tragédia no estado. “Reconstruir será um desafio para moradores que viram seu sonho sendo levado pelas chuvas, empresários que viram suas empresas sendo destruídas, mas parte disso virá através da reconstrução das suas emoções da sua esperança.” Coronel Bastos -Ministério Pão Diário
Gratidão
Agradecemos a Deus por todos os que doaram financeiramente para que esta missão fosse possível. Pelos voluntários que aceitaram o desafio de participar da missão. A parceria com o Ministério Pão Diário que tem sido fortalecido pelas ações em conjunto que agregam experiências para a Capelania PMs de Cristo para tempos desafiadores. Também agradecemos o apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) que apoiou no transporte dos nossos voluntários.
Nossa gratidão às igrejas que receberam nossa equipe: Igreja Batista Filadelfia, Igreja O Brasil para Cristo e Igreja Brasa Church.
A Capelania Estadual PMs de Cristo, na pessoa do Capelão Dacil Lemes Filho e equipe foram responsáveis pela missão, com apoio da Diretoria da Associação.